quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Solo do Outro” apresenta seu Nelson Rodrigues Escritor inspirou os bailarinos a criarem os espetáculos “Caixa Preta” e “Vestido de Noiva”



As efemérides têm o excelente efeito de promover um redescobrimento (e reinterpretações) das obras de determinados artistas por gerações mais jovens. Este ano, o maior beneficiado com esse fenômeno foi o escritor Nelson Rodrigues. E foi justamente o pernambucano quem inspirou os bailarinos Marta Guimarães e Otávio Bastos, selecionados pelo projeto “O Solo do Outro”, a criarem os espetáculos “Caixa Preta” e “Vestido de Noiva”, trabalhos que serão apresentados desta terça-feira (23) até quinta-feira (26), no Teatro Arraial, dentro da programação do 17º FIDR.
Tradicionalmente, o projeto “O Solo do Outro”, promovido pelo Centro Apolo-Hermilo, seleciona três bailarinos para desenvolverem seus projetos, que têm um caráter mais experimental. Este ano, porém, o terceiro elemento dessa tríade esteve ausente de corpo, mas foi a peça fundamental do processo. Isso porque os bailarinos Marta Guimarães e Otávio Bastos tiveram na figura de Nelson Rodrigues o norte de seus espetáculos.
No caso de Marta, o ponto de partida foi o conto “Caixa de Sapato”. Mas as referências foram além. “O título do espetáculo faz referência às caixas-pretas dos aviões. Minha intenção era transmitir essa ideia de um lugar no qual você pode encontrar as justificativas, desvendar os segredos”, conta a criadora. Ela relata que, no processo, além de outros trabalhos do pernambucano, se utilizou de experiências pessoais. Em cena, ela é acompanhada por Johsi Guimarães, que executa a trilha sonora ao vivo.
Já o bailarino Otávio Bastos utilizou a liberdade poética para inserir Suzana Flag, pseudônimo de Nelson Rodrigues, no clássico “Vestido de Noiva”. “Tive muita liberdade para criar e o resultado é uma obra com a qual eu pretendo circular. Foi uma experiência interessante, porque, por o projeto não dispor de muitos recursos, tive que pensar o espetáculo de forma que ele se pagasse posteriormente”, explica.
SERVIÇO
“Caixa Preta” e “Vestido de Noiva”
Desta terça (23) até quinta-feira (25), às 18h
Ingressos: R$ 5
Teatro Arraial
Rua da Aurora, 457 - Boa Vista
Informações: 3184.3072

Fonte: Folha-PE-on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário