sexta-feira, 15 de junho de 2012

Homens e Caranguejos, livro de Josué de Castro, é levado ao teatro

Espetáculo é apresentado sábado e domingo no Teatro Marco Camarotti




Josué de Castro abordou como poucos o problema da fome no Brasil e no mundo. Seu único romance,Homens e caranguejos, de 1966, era inédito no teatro. Coube a dois grupos de artistas a tarefa de levá-lo aos palcos, estabelecendo uma ponte entre o Nordeste e o Sudeste. Neste sábado e domingo, a encenação chega ao Recife, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro).

O espetáculo da Cia. Duas de Criação, formada pelas pernambucanas Luciana Lyra e Viviane Madu, e o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam, de São Paulo, acaba de fazer a estreia em terras paulistanas, no fim de maio.

A trama nos mostra a saga do menino, que chegou ao mangue com o pai, depois de fugir da seca no Sertão. Catador de caranguejos, ele trabalha para o padre e fica amigo de Cosme, um homem mais velho e sábio, que vive preso em seu mocambo por não conseguir mexer as pernas. É Cosme que planta no menino a semente da revolução. Como Ícaro, da mitologia, ele sonha com dias melhores, mesmo que para isso tenha que enfrentar desafios como o da morte. A única personagem feminina é Idalina, a vendedora de tapioca, que carrega várias mulheres dentro de si.

“Infelizmente, a realidade não mudou. Está cada vez mais atual e Josué de Castro precisa ser relido”, opina a diretora  Luciana Lyra. 

Serviço:Homens e Caranguejos. Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro). Sábado, às 19h, e domingo, às 17h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (81) 3216-1713.



Fonte: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário