A estreia da temporada teatral do musical “Caxuxa” enche o Barreto Júnior de sonhos todos os sábados e domingos, até o dia 29 de abril
Um convite à vida colorida a partir da beleza dos sonhos. A Duas Companhias leva à cena a mais nova encenação da trupe, o musical “Caxuxa”, que teve uma única apresentação e foi premiado no Janeiro de Grandes Espetáculos e que estreia agora sua primeira temporada no Barreto Júnior, a partir deste sábado (10), com apresentações todos os sábados e domingos, às 16h30, até o dia 29 de abril.
No palco estará o elenco jovem da Duas Companhias, formado pelas atrizes Anaíra Mahin, Marina Duarte, Natascha Falcão e Olga Ferrario. "Caxuxa" é dirigida em conjunto por Lívia Falcão e Cláudio Ferrario e ainda conta com a atuação luxuosa de Cláudio Ferrario como o personagem Zé, dividindo o palco com as meninas.
“Caxuxa”, segundo Lívia, é um musical para todas as idades e conta a história de quatro crianças e um homem cego que vivem na rua transformando sua realidade através dos sonhos a cada momento, dando espaço e voz aos “outros” que sempre nos habitam como seres humanos. “Todos temos o desejo de vez em quando de nos sentirmos outro né?”, diz Lívia.
Toda a peça se passa numa noite, na qual as crianças, ao invés de dormir, resolvem sonhar acordadas. “Caxuxa” dramatiza esses sonhos com muita leveza e alegria, e navega na ideia de que todo ser humano, de qualquer cor, idade, raça ou crença tem sempre o desejo de, em algum momento, se sentir outro, metamorfosear-se. Em cena, jogando com a simplicidade e a criatividade, e corporificando com graça essa criança brincante que há em todo ser humano, o talento das jovens atrizes Anaíra Mahin, Marina Duarte, Natascha Falcão e Olga Ferrario é somado à experiência do ator e também diretor deste espetáculo, Cláudio Ferrario. Juntos, eles vivem intensamente cada sonho com a certeza de que estes são reais e representam os desejos, a criatividade e a poesia de qualquer pessoa.
Vale destacar que as primeiras versões de "Caxuxa" encenadas no Recife tiveram no elenco Cláudio Ferrario e Lívia Falcão (premiada por sua interpretação na ocasião), que na época eram marido e mulher. Lívia interpretou a personagem centro da peça, Caxuxa e naquele ano estava grávida de Olga Ferrario, filha do casal. Isso tudo aconteceu há 20 anos. Olga cresceu e na nova montagem é dirigida pelos pais interpretando Maria do Saco, uma divertida catadora de papel que movimenta a história. Um encontro familiar em cena que emociona. (Importante saber que Cláudio e Lívia são atualmente companheiros de trabalho apenas e não estão mais casados).
O texto original de “Caxuxa” é de Ronaldo Ciambroni, com adaptação e músicas de João Falcão. Cenário e figurinos de Fabiana Pirro em parceria com a equipe. Iluminação de Luciana Raposo. Direção musical de Adriana Milet. As coreografias foram criadas com a participação de todo o elenco e dos diretores, com a colaboração da bailarina Silvia Góes, do Coletivo Lugar Comum.
A DUAS COMPANHIAS - O nascimento da Duas Companhias, em 2003, partiu das atrizes pernambucanas Lívia Falcão e Fabiana Pirro, que tinham vontade de falar do seu lugar de origem, investigar sua cultura, mergulhar nas suas raízes. De 2004 a 2010, elas realizaram as montagens de “Caetana”, com texto e direção de Moncho Rodriguez (espetáculo visto por mais de 75 mil espectadores e que permanece em cartaz até hoje), e “ A Árvore de Júlia”, com direção de Lívia Falcão; lançaram o livro “Uma história do teatro pernambucano daqui pr'ali e de lá pra cá” e o documentário “Caetana o Filme”; produziram oficinas e ciclos de leituras dramatizadas; e viajaram pelo Brasil e pela Europa com o repertório da Companhia.
Em 2011, com o elenco e o time de produção reforçados, a Duas Companhias realizou o pioneiro projeto “Formação de Mulheres Palhaças em PE” e o “Que Comédia! Ciclo de Leituras da Commedia Dell'Arte” e estreou mais um espetáculo, “Divinas”.
Em 2012, a companhia comemora nove anos de vida e trabalho com “Caetana” e “Divinas” na estrada, e o nascimento do musical “Caxuxa” com o elenco jovem da trupe.
Caxuxa
com Anaíra Mahin, Cláudio Ferrario, Marina Duarte, Natascha Falcão e Olga Ferrario
Texto e Músicas: João Falcão
Direção: Cláudio Ferrario e Lívia Falcão
Direção Musical: Adriana Milet
Teatro Barreto Júnior
Todos os sábados e domingos, de 10 de março a 29 de abril, às 16h30
Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)
Fonte: Duas Companhias-Silvinha Góes
Nenhum comentário:
Postar um comentário