segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"MEMÓRIAS DE UM ATOR", por Ellyson Martins

"Há mais ou menos 2 anos atrás, eu pude ter a honra e satisfação de ser convidado por um grupo de artes católico com nome "REBANHO DO ALTÍSSIMO" para fazer parte de uma peça teatral sob o nome "A SENHA" do grupo de artes "JEOVÁ NISSI", um grupo evangélico, que produziu essa peça que é também evangélica, portanto, o grupo "REBANHO DO ALTÍSSIMO" á adaptou para que fosse uma peça católica. O resultado disso foi uma ótima adaptação feita pela coordenadora julliane Valério.
 momento da peça na Igreja da Vila, no bairro do São Pedro, Belo Jardim-PE.
 
Então, me fizeram o convite, eu aceitei com muito prazer, depois disso, recebi um dvd da peça do grupo original, pude ver a atuação gradiosa dos atores, fiquei super surpreso com a integração de todos aqueles artistas, mas, principalmente com a atuação do protagonista, que fazia o personagem com o nome de "O MERCADOR", do qual me fugiu o nome agora...mas, foi uma das melhores atuações que pude ter o prazer de ver...me selecionaram exclusivamente para fazer justamente o papel do personagem "O MERCADOR", mas muito antes de me pedirem para fazer aquele papel, eu já havia me identificado com ele, só quem é ator sabe do que eu tô falando: quando vc está lá, fazendo as leituras brancas, prestes ainda para a definição dos personagens, você vai analizando, até chegar a hora de fazer as seleções, selecionam um para que você vá interpretando, fazer um teste, para ver se é aquele o ideal para você...mas, acontece também, de assim que você pega o texto, que você vai olhar os personagens na peça, e já olha de cara um que você já se identifica só de olhar para o nome, daí você fala- "é esse! esse será eu, e já sabia disso há muito tempo!" esse tipo de ação foi analizado por Stanislavski, um dos maiores teatrólogos do mundo, que acontece uma situação dessas, é raro, mas acontece, quando você apenas olha para o nome do personagem, e fala que será aquele que você fará, e mergulha de corpo e alma, para que a sua atução saia a mais real e perfeita possível! foi exatamente isso que aconteceu comigo,e não foi uma só vez...mas por agora, vou citar o personagem da peça "A SENHA"..."O MERCADOR", um personagem irônico, maléfico, desprezível e mal-caráter, trata-se do próprio demônio, comprador de almas, que é também um grande mentiroso e enganador, sempre tentando confundir os seus pensamentos e atos, até que você esteja um tanto perdido, onde a única saída seja que você "venda" a sua alma para as trevas...bem, assisti várias vezes ao dia o dvd, analizei bem o personagem e a atuação do ator, pude chegar a uma conclusão, talvez um tanto errada ou correta, não sei...que aquele personagem deveria ser exatamente igual ao original, a julliane pediu para que eu fizesse exatamente isso, fazer igual, mas cheguei a pensar na possibilidade de criar um novo...achei melhor manter o mesmo, passava muito tempo diante do espelho interpretando, vendo defeitos e acertos (o melhor exercício a ser feito por um ator, na minha opinião), isso levou-me a deixa-lo o mais real possível, assitia o dvd e decorava o texto, chegava a levar o texto para o trabalho e passava horas o lendo, já era meu companheiro, o meu primeiro texto já estava um tanto gasto: as páginas estavam amareladas, sujas e cheias de "cortes" nas pontas...
 Momento da peça no colégio docesano de Belo Jardim-PE.
 Atores e atrizes reunidos após a peça em Brejo-PE.

 Jú, coordenadora do grupo de artes "REBANHO DO ALTÍSSIMO".
 
Quando chegava a hora dos ensaios, interpretava de corpo e alma, estava amando fazer aquele personagem...era como se fosse um pedaço de mim, uma outra metade minha...a ponto de uma situação ou outras que eu mesmo passava no dia-a-dia já pensava como seria se o personagem o faria...
Qunando chegou o grande dia de finalmente poder ver o resultado de horas de trabalho e dedicação, foi sublime: foi impagável ver as pessoas me olhando, uma com olhares assutados, outras impressionadas, e ainda ver pessoas chorando enquanto você atuar, pois o personagem que levei aos palcos é um tanto abalável...nossa! não tenho palavras para definir aqueles momentos... pude ter esses momentos inesqueciveis quatro vezes: igreja da Vila no bairro São Pedro, Colégio Diocesano, Igreja "Redonda" Nossa Senhora da Saúde, na Cohab 1, todos esses lugares em Belo Jardim-PE, a minha úlitma atuação foi na cidade de Brejo, interior de Pernambuco.
Tudo o que posso dizer sobre esses dias gloriosos que passei ensaiando e atuando diante do público é que foi tudo maravilhoso! agradeço de coração ao grupo de artes "REBANHO DO ALTÍSSIMO" e a julliane Valério por ter me convidado para fazer um personagem, que até hoje marcou e muito a minha vida, pude sentir a presença de Deus durante todo o processo da peça... e foi ótimo!!! 
"O MERCADOR", da peça teatral "A SENHA", do grupo "JEOVÁ NISSI", adaptado pelo grupo de artes "REBANHO DO ALTÍSSIMO", sem dúvidas, inesquecível!!! memórias de Ellyson Martins, diretor do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE".
Depois da peça, interpretada na Igreja Nossa Senhora da Saúde, na Cohab 1, em Belo Jardim-PE, ao lado do ator Jefferson

Momentos da peça, interpretada em Brejo, interior de Pernambuco e a última foto é a caracterização do personagem.



"o mercador"

3 comentários:

  1. Tem videos, mano? manda pra juniahenrique@gmail.com Abração!!

    ResponderExcluir
  2. tenho vídeos sim...irei mandar pra vc dar uma olhada? já é?! abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=iX9XXg7wHV8&list=UU7nZEcRGPzRLVPGhy5ywnzA&index=4&feature=plcp

    http://www.youtube.com/watch?v=0OIfvAy4X0Y&list=UU7nZEcRGPzRLVPGhy5ywnzA&index=6&feature=plcp

    http://www.youtube.com/watch?v=kT0hWz-D_Qk&list=UU7nZEcRGPzRLVPGhy5ywnzA&index=10&feature=plcp

    http://www.youtube.com/watch?v=bj2DZGHXy9c&list=UU7nZEcRGPzRLVPGhy5ywnzA&index=9&feature=plcp

    Esses são os link's dos vídeos da peça no you tube, já é?!! abraços!!!

    ResponderExcluir