quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MINISTÉRIO DA CULTURA E PETROBRAS apresentam O BARBEIRO DE ERVILHA



“O barbeiro de Ervilha” é uma comédia musical de teatro para crianças, com aproximadamente 60 minutos de duração e classificação livre. Trata-se de uma adaptação brasileira inédita da ópera “O barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini baseado na comédia homônima de Beaumarchais. Da ópera original, chegamos às mais belas melodias e à trama de um delicioso enredo.
Nesta montagem brasileira, as aventuras de Fígaro desenrolam-se no Sertão do Nordeste, onde as personagens ressurgem com as feições dos tipos populares tradicionais da cultura nordestina. A direção do espetáculo foi confiada ao diretor Daniel Herz, diretor artístico há 18 anos da Cia Atores de Laura, uma das mais tradicionais Cias. de teatro do Rio de Janeiro. A direção teatral propõe evidenciar para a platéia todos os recursos cênicos realizados pela trupe durante o espetáculo, instigando a imaginação e o interesse do público pelo ofício do ator, tal como em Commédia Dell´Arte – repertório de recursos de improvisação e interpretação em que se inspirará o jogo dos atores.
A direção musical do espetáculo propõe o encontro entre música erudita e música popular. Os temas melódicos das mais conhecidas árias, duetos, conjuntos e coros da ópera de Rossini são rearranjados em ritmos característicos da música nordestina. Os números musicais são cantados e tocados ao vivo pelos nove atores.
Sucesso de público e críticas foi indicado pelo Jornal O Globo e recomendado pela Revista Veja Rio como um dos melhores espetáculos para crianças. Foi também indicado em cinco categorias ao Prêmio Zilka Salaberry 2010: melhor espetáculo, melhor direção, melhor música, melhor ator e melhor iluminação (Levando o Prêmio de melhor música).
Neste ano de 2011, o projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura e está fazendo uma circulação por três capitais brasileiras: Recife, Salvador e São Paulo.
SINOPSE
A história apresenta uma trupe mambembe de comediantes que encena, na pequena vila fictícia nordestina de Ervilha do Norte, as aventuras de Fígaro, o barbeiro de Ervilha. Além de barbeiro, Fígaro é sanfoneiro, enfermeiro, jardineiro e nas horas vagas ainda é veterinário, farmacêutico, cirurgião, entrega bilhetes de casais enamorados com sigilo e discrição e o que mais for preciso, de maneira honesta, para ganhar o seu pão. Andarilho, sempre à procura de um novo trabalho, acaba salvando a linda história de amor do conde Almaviva com Maria Flor. Um amor “proibido”, pois Maria Flor vai ser obrigada a casar com o seu tutor, Doutor Bartolo, médico e velho avarento cujo único interesse recai sobre a herança da moça. Servindo o conde com habilidade, o barbeiro acaba conseguindo acobertar e unir os enamorados, bem debaixo do nariz de Bartolo, fazendo triunfar a boa idéia de que “o amor é a mais valiosa das moedas”.
SERVIÇOS



RECIFE
24 e 25 de setembro
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 16h
Sessão extra Domingo as 11h*
Ingresso: 4 reais
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: livre
Gênero: Teatro Infantil
* A sessão extra é gratuita para estudantes da rede pública mediante a apresentação de comprovante

Data do Evento

24 e 25 de setembro

Fonte: site do Teatro Santa Isabel- (www.teatrosantaisabel.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário