"Há pouco mais de um ano, avistei um texto pela internet que se tratava de um monólogo teatral, com o nome de "OS MALEFÍCIOS DO TABACO", do escritor russo Anton Tchekhov, na época, o grupo "OS 100 NOMES!" ainda existia e eu fazia parte, ainda nem pensava em fundar o grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE", o li várias vezes, e gostei muito, analizei bem e quanto mais eu lia, mais as imagens de como seria o espetáculo vinha na minha mente...comecei a "moldar" a peça: o personagem,
como ele seria, o jeito de ser, as características, a forma de se comunicar...enfim, o personagem por completo, o cenário, os figurinos, acessórios a serem usados, sonoplastia... cheguei a comentar com a galera... daí, fiquei super motivado em montar o espetáculo, para isso, precisei de auxilio de duas pessoas: uma para a sonoplastia e outra para iluminação, do quais foram essenciais, convoquei Igor Santos para a parte da iluminação e Islane Souza para a sonoplastia. Me dediquei de corpo e alma para esta peça, os ensaios eram 3 vezes na semana, e eram na minha própria casa, além dos ensaios, durante as manhãs ( já que meu horário de trabalho era de 12:00 ás 20:00, ficava sozinho em casa, pois minha esposa saía para trabalhar, e meu filho estava na escola ), eu ensaiava sozinho várias vezes diante de uma parede! ( loucura não? ), e ainda fazia alguns ensaios diante do espelho ( um dos exercícios mais importantes para um ator, na minha opinião, pois durante o processo, o próprio ator vai corrigindo o que está certo, o que está errado, as fisionomias no rosto, o que pode melhorar, o que está perfeito, o corpo, o modo de falar, enfim, o personagem por completo ), então, com muito ensaios, aperfeiçoamentos, a peça foi ganhando uma rica encenação... depois do processo, a peça quando já estava pronta, veio até mim o vocalista da banda Belo jardinense"Virgulados" biriguy para me propor uma apresentação do espetáculo no IFPE da citada cidade, fazendo parte de um pequeno evento interno, eu topei.
Cartaz usado na apresentação da Igreja da Vila, no bairro do São Pedro, Belo Jardim-PE.
Uma das melhores experiências que já tive, encenar um monólogo é muito complicado, pois tudo tem que estar perfeito, porque se houver algum erro a responsabilidade é totalmente sua... mas curti muito encenar um monólogo, tanto que comecei a pesquisar muitos outros monólogos, consegui baixar, e já estão todos aqui no meu pc...inclusive, até comecei a escrever um...( este, nunca consegui terminar... ).
Enfim, encenar um monólogo, foi uma experiência única, também foi a minha primeira experiência como diretor, e este "OS MALEFÍCIOS DO TABACO" foi especial pra mim, foi o primeiro, e posso dizer que o realizei e bem, de alma lavada e dever cumprido."
Momentos do monólogo, realizado na Igreja da Vila-no bairro do São Pedro, Belo Jardim-PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário