quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obras de Mia Couto chegam ao palco Projeto Travessias Poéticas reúne performances sobre o universo do escritor africano

Três espetáculos que levam para o teatro a obra do escritor moçambicano Mia Couto estarão em cartaz no Recife e em Arcoverde, a partir desta terça-feira, até o dia 14 de novembro, no projeto Travessias Poéticas, contemplado pelo Prêmio Procultura, da Funarte. Chuva pasmada, com Eduardo Okamoto e o Grupo Matula Teatro, de São Paulo (Campinas), é inédito no Recife. E abre a sequência de performaces nesta terça, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), com duas sessões: às 16h30 e 19h30. 

Chuva pasmada, com Eduardo Okamoto e Alice Possani, vem de Campinas (SP). Foto: Fernando Stankus/ Divulgação


Os outros dois espetáculos do Travessias Poéticas já foram vistos pelo público local, mas valem ser assistidos outra vez. Gaiola de moscas, do Grupo Peleja, sediado em Olinda, já foi apresentado no Teatro Hermilo Borba Filho, anos atrás. Descreve o cotidiano de um vilarejo em Moçambique, onde as pessoas vendem coisas esdrúxulas, numa realidade triste e, ao mesmo tempo, com uma veia cômica. E Mar me quer, da A Outra Companhia de Teatro, esteve aqui pelo Palco Giratório. Resulta de um intercâmbio entre o grupo, que é da Bahia, e o Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Trata de uma comunidade de pescadores e os atores também cantam em cena.

Já Chuva pasmada é inspirado no romance de mesmo nome de Mia Couto, contando a história de uma chuva que se recusa a cair e molhar a terra. Além das performances, serão realizadas uma oficina de Iniciação Teatral e uma palestra, todos gratuitos. Mais informações no blog da mostra:www.travessiaspoéticas.wordpress.com.


Mar me quer pesquisa universo das comunidades ribeirinhas. Foto: Paula Lyn Carvalho/Divulgação

Veja aqui programação completa:

Projeto Travessias Poéticas

De 06 a 09/11/2012

Espetáculos:

Chuva pasmada
, de Eduardo Okamoto e Grupo Matula Teatro

Terça-feira (06), às 16h30 e às 19h30.

Gaiola de moscas
, do Grupo Peleja

Quarta-feira (07), às 16h30 e  às 19h30.

Mar me quer, da A Outra Companhia de Teatro

Quinta-feira (08), às 16h30 e às 19h30.

Onde: Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro, Recife/PE. Telefone: (81) 3216-1728

Entrada gratuita: Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do teatro.

Oficina Iniciação Teatral – com Eduardo Okamoto e Alice Possani (Grupo Matula Teatro)

Quando: Quarta-feira (07), das 9h às 13h e das 14h às 18h

Inscrições: contato@grupopeleja.com ou (81) 8538-7700

Onde:  Casarão Peleja - Rua Eustáquio de Carvalho, 29, Carmo, Olinda.

Palestra: Trânsito da Literatura de Mia Couto para a Cena Teatral, com a professora e doutora Francisca Zuleide Duarte de Souza, da Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB)

Data: 09/11 às 15h

Onde: Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro. Telefone: (81) 3216-1728.


Fonte: Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário