Nesta sexta (14), às 20h, no Teatro Arraial, o público poderá conferir de graça o primeiro espetáculo de dança concebido pelo grupo de artistas do Coletivo Lugar Comum, o premiado LEVE, apresentado em mais de 30 cidades Brasil afora. A encenação faz parte da programação da Virada Cultural. No palco, as bailarinas Renata Muniz e Maria Agrelli levam para a cena as sensações, os sentimentos e os questionamentos do ser humano diante das perdas. É um espetáculo de dança que une coreografia e improvisação, propondo a imersão do público em uma atmosfera mística, intimista e lúdica. Com música de Isaar França e belo projeto de iluminação de Luciana Raposo.
As variadas perspectivas de encarar as perdas serviram de suporte para a criação de LEVE, abarcando a complexidade e intensidade do tema proposto. As sensações de impotência, saudade, dor, raiva, desespero, vazio, alívio se mesclam, desveladas pelo corpo das bailarinas e pelo ambiente criado.
LEVE foi o primeiro espetáculo montado pelo Coletivo Lugar Comum, estreado em 2009. Em Recife, fez duas temporadas de sucesso, a primeira no Teatro Hermilo Borba Filho em 2009 e a segunda no Centro Cultural Correios em 2010. O espetáculo participou de alguns festivais, dentre eles, o Janeiro de Grandes Espetáculos e o Palco Giratório Recife (evento do SESC). Em 2011, entrou no circuito nacional do Palco Giratório, onde, desde abril, o Coletivo Lugar Comum, representado por Luciana Raposo, Maria Agrelli e Renata Muniz, assim como Almir Negreiros, cenotécnico e sonoplasta da montagem, circulam por 33 cidades do Brasil. LEVE já foi apresentado em lugares como Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Osasco (SP), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO); em Santa Catarina passou por vários municípios, incluindo Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Tubarão, Brusque, Itajaí, dentre outros.
O Coletivo Lugar Comum (PE) atua desde agosto de 2007, reunindo artistas da dança do Recife. Inquietos com as dificuldades da produção em dança e suas necessidades artísticas, de criação, aperfeiçoamento, troca com a sociedade, o grupo resolveu criar o Coletivo Lugar Comum. Juntos esses artistas se revezam, dando aulas uns para os outros, colaborando nos espetáculos, na produção de projetos, na discussão de textos. Ao longo dos últimos anos o Coletivo foi agregando artistas de diferentes áreas. Hoje a iniciativa reúne 13 artistas. Além de Maria Agrelli, Renata Muniz e Luciana Raposo, também compõem o grupo Conrado Falbo, Silvia Góes, Renata Pimentel, Roberta Ramos, Paloma Granjeiro, Priscila Figueiroa, Liana Gesteira, Cyro Morais, Maria Clara Camarotti e Juliana Beltrão.
Ficha Técnica de LEVE
Criação, concepção e coreografia: Maria Agrelli e Renata Muniz
Bailarinas-criadoras: Maria Agrelli e Renata Muniz
Assistente de coreografia: Liana Gesteira
Consultoria artística: Valéria Vicente e Maria Clara Camarotti
Trilha sonora original: Isaar
Iluminação (criação e operação): Luciana Raposo
Figurino (criação): Maria Agrelli
Cenário e design gráfico: Isabella Aragão e Luciana De Mari
Cenotécnico e sonoplasta: Almir Negreiros
Produção: Coletivo Lugar Comum/ Luciana Raposo
Serviço:
Apresentação do espetáculo de dança LEVE
Apresentação do espetáculo de dança LEVE
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
Data: 14 de outubro de 2011
Horário: 20h
Entrada gratuita
Fonte: Coletivo Lugar Comum/ Silvinha Góes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário