quarta-feira, 30 de novembro de 2011

a 1° leitura do texto "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco,com a nova montagem foi feita hoje, pelos "GUERREIROS DA ARTE"


Nesta quarta -feira (30 / 11 / 11 ), foi feita a 1° leitura do texto teatral de eugene Ionesco "A CANTORA CARECA", com nova montagem e adaptação, feita pelo diretor ellyson Martins, que tem a marca registrada do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE". Ocorreu tudo bem, além da leitura da "A CANTORA CARECA", foi feita também uma breve leitura do texto "O ÔNIBUS", retirado do texto "três esgares cômicos, (e um discurso mal humorado), de Lúis Alberto de Abreu, " consegui finalmente fazer a montagem do texto "A CANTORA CARECA", deu muito trabalho, mas, espero que tenha ficado um bom trabalho", comenta Ellyson Martins. A próxima será feita nesta sexta-feira ( 02 / 11 / 11 ).


terça-feira, 29 de novembro de 2011

“Aruá, o Boi encantado” será encenado na Agenda Literária

Em Garanhuns, durante a Agenda Literária (dias 07, 08 e 09 dezembro), o ator e diretor Julierme Galindo vai mostrar mais uma vez seu talento para fazer adaptação de obras do escritor garanhuense Luís Jardim (1901-1987). É que nas homenagens de 110 anos do autor de Confissões do meu tio Gonzaga, o dramaturgo irá dirigir a Trupe Azimute, que encenará “Aruá, o Boi encantado”, inspirado na obra de Jardim. A apresentação será no dia 08, no Centro Cultural, em duas sessões: às 10h e às 15h. Entrada Franca.
SINOPSE: Lourenço, vaqueiro rico, que tem o cavalo mais rápido da região, perturba-se com a passagem de um boi em suas terras, o “Boi Aruá” (animal encantado), e tenta pegá-lo, realizando perseguições sem êxito. É que só “um vaqueiro que não tenha mau pensamento é que pode pegá-lo”. Vaqueiros de toda parte vêm à fazenda do Lourenço para tentar pegá-lo, pois quem conseguir terá vida em abundancia para sempre. Humilhado pelos vaqueiros, porque seu cavalo não aguenta mais correr, ele reflete e resigna-se de sua arrogância, entregando a decisão de qual vaqueiro será capaz de agarrar o encantado a Deus. O cavalo reanima-se e num esforço derradeiro consegue ultrapassar os outros vaqueiros e chegar junto do boi que à medida que ele se aproxima transforma-se num bezerrinho, que qualquer criança podia pegar.

Fonte: Blog Agenda Garanhuns

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Está sendo trabalhado a elaboração da montagem do texto "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco

Ellyson Martins, diretor do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE".

"Tá sendo muito complicado, trabalhoso montar e editar o texto de Eugene Ionesco " A CANTORA CARECA", pois você vai olhando, analizando parte por parte, e fica com um monte de dúvidas sobre qual parte vai entrar e qual parte vai sair...por, eu deixaria a peça completa, mas ficaria muito grande, portanto, tem que ser editada, e tenho que deixa-la diferente da montagem que a minha ex-professora de teatro Ana Flávia fez, pois como vai ser um novo espetáculo, com novos atores e atrizes, tem que ser diferente, aliás, tudo diferente, incluindo cenário, sonoplastia, figurinos, iluminação, enfim, tudo mesmo, só existe um problema eminente: qual é a pessoa que vai ficar na parte de sonoplastia e iluminação? antes eu não tinha problemas que isso, pois quem o fazia, e já era certo pra essas coisas era a minha esposa Alexsadra Viana, mas como ela irá participar da peça, possivelmente no papel de "SRA. SMITH"..fiquei com falta de opção agora", conta Ellyson Martins, diretor do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE" e e futuramente diretor da peça teatral " A CANTORA CARECA".

sábado, 26 de novembro de 2011

" A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, terá nova montagem, pelos "GUERREIROS DA ARTE"

Será feita uma nova montagem da peça teatral "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, em relação a que foi montada em 2009, quando o diretor do grupo "GUERREIROS DA ARTE" Ellyson Martins participou da citada peça: " hoje á tarde fiquei conversando pelo Orkut com a minha ex-professora de teatro Ana Flávia, nunca mais tive contato com ela, daí ela me falou que tinha deixadoum e-mail, nele, quando eu li, estava várias dicas de como ser diretor de uma peça, e muitas outras coisas, então, ficamos conversando, ela sugeriu e pediu para que eu fizesse uma nova montagem da peça, pois como iria mudar os atores, a montagem também deveria mudar, também falou que a peça deve ser feita em palco interno, em um teatro mesmo, e´que a peça , por ser teatro do absurdo, é muito complexa de ser compreendida para algumas pessoas, como iríamos montar ela como teatro de rua, todo tipo de pessoas iriam parar ali, e observar, e teria muita gente que não saberia o que estava se passando, comentou também que a construção e montagem de uma peça é igual a uma gestação, tem que ser demorado mesmo, nada de pressa, tem que ser devagar, com calma, estudar, analizar, tudo direitinho, para que saia tudo divinamente bem, irei seguir todas as dicas que ela me deu, este fim de semana irei trabalhar na montagem da peça, para que na próxima leitura, que será na próxima quarta, o material esteja pronto, para a galera tirar as cópias e realizar as leituras normalmente".

Então, o mais novo texto que os "GUERREIROS DA ARTE", estará encenando será " A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, com nova montagem, com a marca registrada do grupo! vamos aguardar então, pois esta peça, segundo os integrantes do próprio grupo falam, vai ser tão engraçada quanto "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", de Paulo Sacaldassy.
Mas, também, tem a peça "O ÔNIBUS", retirado do texto três esgares cômicos (e um diiscurso mal humorado), de Luís Alberto de Abreu, que possívelmente, ficará pronta antes de "A CANTORA CARECA",e manterão a idéia de fazer como teatro de rua, também há a possibilidade de apresentar o monólogo teatral "A ESPERA DE SER CHAMADO", de Luís Gonçalves, como teatro de rua também, se este não acontecer, será apresentado em local fechado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Foi turbulento...mas deu tudo certo...foi realizada a 2° leitura branca dos "GUERREIROS DA ARTE"


Houve muito cansaço, falta de atenção...mas foi realizada, apesar de tudo, a 2° leitura branca do texto " A CANTORA CARECA ", de Eugene Ionesco, e a 1° leitura branca de "O ÔNIBUS", retirado do texto cômico três esgares cômicos e um discurso mal-humorado, de Luís Alberto de Abreu. Os integrantes estavam bastante cansados com o dia-a-dia, trabalho, stress, fadiga...tudo isso desmotiva, então, o grupo em si, não estavam nada empolgados para fazer a leitura: " no final das leituras, chamei a atenção dos integrantes, só que, de certa forma, eles estavam certo, você trabalhar o dia inteiro, e chegar a noite, ainda tem que ler um texto razoávelmente grande, não é pra qualquer um, tenho certeza que a galera deve ter ficado chatados comigo, mas, se não for chamado a atenção vira bagunça, e a montagem do espetáculo terá resiltados catastróficos",, conta Ellyson Martins, o diretor do grupo. 
A próxima leitura será feita na próxima quarta-feira ( 30 /11 / 11 ), ás 20:00 hrs: " não vou precionar tanto a galera, até porque se for na pressão, não vai sair nada direito, e também, tudo com pressa não sai como deveria, então, vou deixar levar, e serei mais paciente e tolerante, tudo é quando Deus quer, portanto, não adianta se apressar, se não der para apresentar este ano, apresentaremos o ano que vem, para começar o ano com tudo!", complementa Ellyson.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

2° leitura branca dos "GUERREIROS DA ARTE", será feita hoje


Será por volta das 20:00 hrs, a 2° leitura branca dos textos : " A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, e "O ÔNIBUS", retirado do texto três esgares cômicos e um discurso mal humorado, de Luís Alberto de Abreu, serão realizadas pelo grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE". "A leitura servirá para que os componentes se familiarizem com os textos e personagens a serem intepretados no palco, com isso, durante as leituras, os personagens já irão se materializando, até ganharem vida totalmente", conta Ellyson Martins.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1° leitura branca do texto "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco


Foi feita a 1° leitura branca do texto " A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, realizada pelo grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE". Com a leitura, já foi definidos também os personagens que cada uma terá que interpretar, assim, as próximas leituras serão bem mais organizadas.
"Estou muito preocupado, pois gostaria muito que a peça ficasse pronta até o natal, para fechar o ano com chave de ouro, mas creio que essa será uma tarefa quase impossível: o texto, de certa forma, é um pouco complexo, com algumas palavras complexas, e depois das leituras, ainda vamos ter que ver a questão dos personagens, fazer todo o laboratório...e ainda tem a Michelle Torres, que é bastante amadora, tenho que trabalhar bastante a criatividade dela, dar umas dicas de exercício que ela possa fazer em casa...enfim, vamos ver no que vai dar...gostaria muito de atingir a meta...", conta o diretor Ellyson Martins, que, como o próprio falou, anda bastante preocupado.
Na próxima quinta-feira ( 24 / 11 / 11 ), será feita a leitura branca novamente do texto "A CANTORA CARECA", e também do "O ÔNIBUS", de Luís Alberto de Abreu.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hoje, será feita a 1° leitura branca dos textos selecionado pelos "GUERREIROS DA ARTE"

Será as 20:00 hrs aproximadamente, a 1° leitura branca que o grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE" fará depois de terem selecionado os novos textos: "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, e "O ÔNIBUS", de Luís Alberto de Abreu. " Confesso que estou muito ansioso para montar logo essas esquetes, pois desde que eu as encenei quando estava ainda fazendo o curso de teatro, fiquei com muita vontade de encenar novamente, principalmente "A CANTORA CARECA", que pra mim, quando eu a encenei, foi a minha melhor atuação", conta o diretor Ellyson Martins, que diz ainda que já está com muitas idéias na cabeça, mas também com muitas dúvidas: "as idéias para montar o espetáculo vem a cada dia mais e mais, mas também surge muitas dúvidas, como será que devo montar o espetáculo exatamente da mesma forma que encenei antigamente, ou seja, com figurinos e cenários neutros? ou desta vez, incremento figurinos e cenários? a minha idéia inicial era de ter figurinos semi-neutros, ou seja, de transição de cena, ou de personagem, mudar apenas alguns acessórios, só para dar uma diferenciada, isso foi usado quando eu encenei "O HOMEM DO PRINCÍPIO AO FIM", de Millôr Fernandes, com o extinto grupo teatral "OS 100 NOMES", e deu muito certo...mas isso conversarei com os integrantes masi tarde".
A princípio, será feita hoje, a leitura de "A CANTORA CARECA", que nesta, terá a participação de Michelle Torres, uma aluna de Ellyson do curso de férias- Teatro, promovido pelo Sesc Ler de Belo Jardim- " ela havia me falado, quando terminou o curso, que qualquer coisa, se surgisse uma vaga no grupo, ou até mesmo para fazer um presonagem em alguma peça, poderia contar com ela, então, essa hora chegou, precisarei dela para "A CANTORA CARECA" ", conta Ellyson, ela fará a empregada.
As definições dos personagens, figurinos, cenários, características, enfim, os detalhes das esquetes, serão divulgados aqui neste blog em breve... portanto, aguadem...

domingo, 20 de novembro de 2011

XIV Festival Recife do Teatro Nacional


O evento que tem a coordenação de Vavá Schön-Paulino apresenta ao público uma vasta programação. Até o dia 28, o Teatro Luiz Mendonça, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Marco Camarotti, Teatro Barreto Júnior, além das seis Regiões Políticos Administrativas (RPAs) receberão vários espetáculos da cena teatral brasileira.
A proposta deste ano é discutir a coletividade e o relacionamento no teatro, partindo da experiência do Vivencial, grupo que ficou conhecido por sua irreverência, ousadia e também consciência política durante a década de 1970. O grupo dividia uma casa em Olinda. “Nós tínhamos todo tipo de pessoa no grupo, mas o respeito era essencial. Não éramos homens ou mulheres, éramos pessoas antes de mais nada. Buscávamos que todos tivessem consciência dos seus direitos, eramos engajados”, lembra Ivonete Melo, que participou do grupo.

Programação:
  • •  Áfricas
    Bando de Teatro Oludum (BA)
    Mais informações: http://migre.me/6bvq9
    Dia 18/11 (sexta-feira)  às 19h
    Dia 19/11 (sábado) às 16h30
  • • Descartes com lentes
    Cia. Brasileira de Teatro (PR)
    Mais informações: http://migre.me/6bvs4
    Dias 21 e 22/11 (segunda e terça-feira) às 17h
    * Limitação de público: 160 lugares.
  • • Vida
    Cia. Brasileira de Teatro (PR)
    Mais informações: http://migre.me/6bvx5
    Dias 21 e 22/11 (segunda e terça-feira)  às 21h
  • • LabirintoAlfândega 88
    Cia. de Teatro (RJ)
    Dias 26 e 27/11 (sábado e domingo) às 21h


Ingressos: R$ 5 (preço único)*
* Ingressos vendidos apenas no dia de cada espetáculo.

Data do Evento

18 de novembro - às 19h
19 de novembro - às 16h30
21 e 22 de novembro - às 17h
26 e 27 de novembro - às 21h
Venda de ingressos

Bilheteria

Horário: Terça-feira a Domingo de 9h as 18h.

Ingressos

Meia-entrada: Estudantes (apresentação da carteira na compra e na entrada), Idoso (apresentação da carteira de identidade na compra e na entrada) e professor (apresentação do contra-cheque ou carteira de professor e identidade na compra e na entrada).

Fonte: site do Teatro Santa Isabel (http://www.teatrosantaisabel.com.br/)

sábado, 19 de novembro de 2011

Ontem houve mais uma reunião dos "GUERREIROS DA ARTE"


Foi ás 20:30, que o grupo se reuniu, e dirigiram-se até a casa de Nides Moura, um cantor de MPB, bastante conhecido aqui da cidade de Belo Jardim-PE. O mesmo, pediu aos componentes do grupo para que levassem o projeto impresso, para ser analizado, pois ele havia comentado com a integrante Islane Souza que gostaria muito de ajudar o grupo auxiliando com informações importantes de onde conseguir patrocínios.
Foi entregue em suas mãos, agora é aguardar que Nides chame o grupo para uma nova reunião, que acontecerá em breve, assim, como o próprio falou.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reunião do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE"


Ontem, por volta das 20:30, houve mais uma reunião do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE",  que não teve a participação de um dos integrantes: Igor Santos. A citada reunião ocorreu para tratar de assuntos, como: seleção do 
próximo texto a ser encenado, planos do grupo para os prómixos meses, e também a respeito de conseguir patrocínios.Os patrocínios são muito importantes, pois o grupo passou por apuros na última apresentação, como conta o diretor da peça "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", Ellyson Martins: -"foi muito cansativo, quando o espetáculo chegou ao fim, tivemos que levar todo o cenário de volta nos braços e na cabeça, pois não tínhamos dinheiros para pagar um táxi, e o que deixa á todos nós mais frustrados, é que não ganhamos nada por isso, a não ser reconhecimento, se nós não amássemos tanto a arte do teatro, já tínhamos desistidos". Apesar de ser uma reunião rápida, foi levantadas e confirmadas algumas coisas: selecionar textos para serem encenados na rua, como teatro de rua, para isso, o grupo concordou em usar textos que já foram encenados, tipo "A CANTORA CARECA", de Eugene Ionesco, no caso deste texto, foi encenado uma parte dele, como esquete, na peça teatral "MAS QUE ABSURDO!", baseado no teatro do absurdo, que foi montado pela professora Ana Flávia, do qual Ellyson Martins fez parte dele, no personagem de "SR.MARTIN". também ficou definido que terá outro texto: "O ÔNIBUS", de Luís Alberto de Abreu, também encenado no "MAS QUE ABSURDO!", sendo que só uma das partes, a do cobrador "mão de vaca", já que o texto é dividido em três partes;
Nesta nova versão, além da esquete que foi usado na peça anterior, também entrará a esquete "final de novela mexicana", onde uma filha reencontra o pai, após vários anos sem vê-lo, achando até que o mesmo já havia morrido, descobre que ele está vivo, e também que é um travesti!
Esse três textos sarão transformados em teatro de rua, esse é o plano dos "GUERREIROS DA ARTE", que pretendem estar com esses textos prontos, preferêncialmente, daqui para o final do ano.
Além destes dois textos, o grupo usará também dois monólogos: "OS MALEFÍCIOS DO TABACO", de Anton Tchekhov, do qual já foi encenado três vezes por Ellyson Martins esse ano, e também "A ESPERA DE SER CHAMADO", do escritor português Luís Gonçalves, este ainda faltando ensaios, pois o mesmo, só foi ensaiado um vêz.
para esses novos trabalhos, o grupo terá que conseguir, pelo menos, duas mulheres, para poder encaixa-las na peça "A CANTORA CARECA", e isso será uma tarefa não muito fácil, como conta Ellyson:- "será uma tarefa difícil, pois não é todo mundo que leva jeito pra coisa, então, temos que testar algumas pessoas, e trabalha-las durante os ensaios, pois não temos tempo de fazer com que essas pessoas passem por uma oficina ou um mini-curso de teatro, para intesificar, e pelo menos terem uma noção do que é a arte".
E essa é a idéia do grupo, para as pessoas novas que estão interessados em ingressar no grupo: terão que fazer um mini-curso de teatro de um ou dois meses, para poderem ingressar, essa idéia parte do próprio diretor: -" queremos encenar peças com qualidade, por isso que os estudos dos textos e personagens á serem encenados tem que ser intensos, mergulhar no texto literalmente, para que tudo possa sair o mais real possível!".
Portanto, agora, é aguradar, para mais novidades sobre os "GUERREIROS DA ARTE", que se reunirão novamente, neste fim de semana, possívelmente.
 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ney Latorraca

Antonio Ney Latorraca (Santos, 25 de julho de 1944) é um ator brasileiro.
Filho de um crooner e de uma corista que se apresentavam em cassinos, teve como padrinho de batismo o ator Grande Otelo, tendo crescido já no meio artístico. Dois anos após seu nascimento, um decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra fechou os cassinos, perdendo assim a sua família seu principal meio de sobreviver.
Começou cedo sua carreira de ator. Aos seis anos, fez uma participação em uma radionovela da Record. Depois atuou no teatro estudantil e teve sua primeira oportunidade profissional por volta dos 20 anos de idade, ao ser aprovado para integrar o elenco da peça Reportagem de Um Tempo Mau, em 1965, que teve apenas uma apresentação no Teatro de Arena, tendo sido proibida pela Censura Federal.
Após atuar em três peças encenadas por um grupo universitário, decidiu cursar a Escola de Arte Dramática, antes dela passar a funcionar na Universidade de São Paulo. Nos três anos de curso, teve aulas de história do teatro, expressão corporal, mitologia, mímica, esgrima, maquiagem, dicção e interpretação com grandes professores, como Ziembinsky e Antunes Filho, entre outros. Dentre seus colegas de turma estava a atriz e autora Jandira Martini. Durante este período, arranjou empregos paralelos para se manter, trabalhando em uma agência bancária e em uma loja de roupas femininas. Atuou também em diversas peças teatrais. Sua madrinha de formatura foi a atriz Marília Pêra.
Ingressou na TV fazendo figuração na Tupi. Participou do seriado Alô, Doçura, em 1953, da novela Beto Rockfeller, em 1968, e ainda fez uma participação de três capítulos na novela Super Plá, em 1969. Depois fez uma passagem pela TV Cultura, onde trabalhou em um teleteatro, encenando Yerma.
Durante a década de 1970, atuou em diversas montagens teatrais, entre elas Hair, de 1970; Jesus Cristo Superstar, de 1972; Bodas de Sangue, de 1973; e A Mandrágora, de 1975. Ainda, por intermédio da atriz Lilian Lemmertz, foi contratado pela Record, trabalhando em cinco novelas, que foram O Tempo Não Apaga e Quero Viver, ambas de 1972, Eu e a Moto, Vidas Marcadas e Venha Ver o Sol Nascer na Estrada, ambas de 1973.
Sua estréia na TV Globo foi, em 1975, na novela Escalada, no papel do playboy Felipe, apaixonado pela professora de piano Fernanda, interpretada por Nathalia Timberg. Entre seus papéis de destaque na Globo, está o Mederiquis da novela Estúpido Cupido, de 1976, um jovem rebelde dos anos 1960, que se vestia de preto e circulava em uma lambreta batizada pelo próprio ator de Brigite.
Em 1978, apresentou com a atriz Djenane Machado o musical Saudade Não Tem Idade, no qual cantava, dançava e apresentava esquetes. Em 1979, no musical teatral Lola Moreno, contracenou com seu padrinho Grande Otelo. Depois, em 1980, fez uma participação especial na novela Chega Mais, e, no mesmo ano, interpretou Leandro Serrano, que estuprou a cunhada, interpretada por Vera Fischer, na novela Coração Alado. Também em 1980, filmou a versão cinematográfica de O Beijo no Asfalto, e, em 1982, trabalhou na minissérie Avenida Paulista e no filme Das Tripas Coração.
Em 1983, atuou na montagem de O Rei Lear, e, em 1984, se fez presenta na minissérie Anarquistas Graças a Deus, onde interpretou o pai da autora em cujo livro foi baseada a história, Zélia Gattai, mulher de Jorge Amado. Nesse mesmo ano, ainda marcou presença em outra minissérie da emissora, Rabo de Saia, como intérprete do simpático caixeiro-viajante Quequé, que tinha três mulheres. Em seguida, fez uma participação na minissérie Grande Sertão: Veredas e participou da novela Um Sonho a Mais, onde teve a oportunidade de mostrar mais uma vez sua versatilidade ao interpretar cinco personagens diferentes, entre eles uma mulher, Anabela Freire, um dos grandes sucessos da trama. Nesse ano ainda, esteve nas telonas com o filme Ópera do Malandro e dirigiu Passando o Batom, show com o transformista Jane di Castro.
A partir de 1986, inicia sua participação na encenação de O Mistério de Irma Vap, grande sucesso de bilheteria, que permanceu em cartaz por cerca de onze anos. Contracenando com Marco Nanini numa produção de Marília Pêra, foi essa a primeira peça em que os atores trocavam rapidamente de roupa para cada cena e esse artifício é utilizado hoje em vários outros espetáculos. Também em 1986, integrou o elenco da minissérie Memórias de um Gigolô, no papel do gigolô Esmeraldo. Entre 1988 e 1989, encarnou um de seus personagens mais populares, o velhinho Barbosa, do humorístico TV Pirata.
Deixou a Globo temporariamente, em 1990 para trabalhar na novela Brasileiras e Brasileiros, do SBT. No ano seguinte, na Globo, caiu nas graças do público no papel do Conde Vlad, o chefe dos vampiros da novela Vamp, onde protagonizou cenas memoráveis, como uma imitação do cantor Michael Jackson no clipe da música Thriller. Em 1994, retornou ao SBT, para fazer o remake da novela Éramos Seis. Ao mesmo tempo e posterior a esse trabalho, encenou respectivamente as seguintes peças, O Médico e o Monstro, de 1994, Don Juan, de 1995, e Quartett, de 1996. Em 1997, de volta à antiga casa, trabalhou na novela Zazá, como o vilão Silas Vadan. Depois, em 1999, volta ao teatro para participar da montagem de O Martelo.
Em 2000, fez parte do núcleo cômico da novela O Cravo e a Rosa, formando um trio muito engraçado com Maria Padilha e Eva Todor. Simultaneamente, atuou no espetaculo 3 x Teatro. Depois, em 2001, filmou o longa Minha Vida em Suas Mãos, e, em 2002, participou da novela O Beijo do Vampiro, no papel do Conde Nosferatu. Em 2003, deu vida a Bento Ribeiro na minissérie A Casa das Sete Mulheres e, em 2004, na novela Da Cor do Pecado, viveu o falido Eduardo, casado com Verinha, e pai da vilã Bárbara. Posteriormente, em 2005, despontou como um cientista inventor na novela em Bang Bang. Em 2006, protagonizou ao lado do amigo Marco Nanini, o filme Irma Vap – O Retorno, baseado na bem-sucedida peça O Mistério de Irma Vap.
Em 2008, estreou no elenco da novela Negócio da China, vivendo o alegre e bem-humorado Edmar, apaixonado por Maralanis e sua filha, a pequena Flor de Lys.

Televisão
Cinema
  • 1969 - Audácia: A Fúria dos Desejos
  • 1973 - A Noite do Desejo .... Toninho
  • 1974 - Sedução
  • 1976 - Deixa Amorzinho... Deixa .... Dino/Dalma
  • 1976 - Anchieta, José do Brasil .... Anchieta
  • 1978 - O Grande Desbum
  • 1979 - Uma Estranha História de Amor .... Daniel
  • 1979 - Das Tripas Coração
  • 1981 - O Beijo no Asfalto .... Arandir
  • 1984 - A Mulher do Atirador de Facas
  • 1985 - Ópera do Malandro .... Tigrão
  • 1986 - Ele, o Boto .... Rufino
  • 1987 - A Fábula da Bela Palomera .... Orestes
  • 1989 - Festa .... Ator
  • 1994 - Dente Por Dente
  • 1995 - Brevíssimas Histórias da Gente de Santos
  • 1995 - Carlota Joaquina – Princesa do Brazil .... Jean-Baptiste Debre
  • 1996 - For All - o Trampolim da Vitória
  • 2001 - Minha Vida em Suas Mãos .... Analista
  • 2003 - Viva Sapato! .... Claudionor
  • 2004 - O Diabo a Quatro .... Senador Heitor Furtado
  • 2006 - Irma Vap - o Retorno .... Darci/Odete Lopes
  • 2009 - Topografia de Um Desnudo .... Manoel
Teatro
  • 1965 - Reportagem de Um Tempo Mau
  • 1970 - Hair
  • 1972 - Jesus Cristo Superstar
  • 1973 - Bodas de Sangue
  • 1975 - A Mandrágora
  • 1983 - O Rei Lear
  • 1986/97 - O Mistério de Irma Vap
  • 1994 - O Médico e o Monstro
  • 1995 - Don Juan
  • 1996 - Quartett
  • 1999 - O Martelo
  • 2000 - 3 x Teatro
  • 2011 - A Escola do Escândalo
Prêmios
  • Como Silas Vadan (Melhor Vilão) (Zazá).
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 13 de novembro de 2011

2° APRESENTAÇÃO DA PEÇA "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", DE PAULO SACALDASSY, PELO GRUPO "GUERREIROS DA ARTE".


"Foi trabalhoso...mas gratificante...!", assim, comenta Ellyson Martins, diretor da peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!"  e do grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE" sobre a apresentação do espetáculo, ocorrido na noite de ontem ( 12/ 11 /11 ).
Um público composto por membros da familia dos integrantes, amigos, e algumas pessoas que , digamos assim, de fora, que vieram prestigiar o espetáculo. O cenário sofreu algumas modificações, para se adaptar ao local, e ainda, houve algumas improvisações, também na parte do cenário, como: a porta, do qual o ladrão, "macarrão", interpretado por Igor Santos, teve que ser improvisada por uma porta de guarda-roupa, totalmente solta, e escorada na parede- " tivemos que ir buscar esta porta na casa de Islane Souza, a "Maria Lúcia" na peça, pois não conseguimos autorização para abrir as portas laterais, que ficam próximas ao cenário, por isso, tivemos que improvisar, e tudo isso de última hora, o sufoco foi grande, mas superamos tudo com muita força de vontade", conta o diretor.
Apesar das dificuldades, o espetáculo ocorreu tudo bem, mas, devido aos imprevistos, houve novamente atraso, teve início por volta das 20:20 aproximadamente, o atraso se deveu também para que chegasse mais pessoas, como diz o Ellyson Martins: -" tinha muita gente que ainda não havia chegado, então, tivemos que retardar um pouco o início da peça, espero que isso não possa ter chateado o público que chegou no horário exato, tive que ir até o palco, para justificar exatamente isso aos que estavam presentes no horário combinado, ou seja, de 20:00 hrs".
Houve algumas presenças ilustres, como: Flávio Passos, que faz parte da Secretária de Cultura e Paisagismo de Belo Jardim, e teve presença de Manoel Ricardir do site Portal Belo Jardim.Net, do qual tirou fotos e postou para o próprio site.
"A peça ocorreu tudo muito bem, exceto que, a impolgação do grupo em si não foi a mesma da estréia, pois ás vésperas do dia do espetáculo a integrante Islane Souza foi assaltada...quanto ao restante do grupo, bem, estávamos desmotivados, porque o cenário não ficou como queríamos, mas isso, pra quem assistiu a peça, contornamos bem a situação, alguns detalhes aqui e ali que não saiu como esperado, mas quem já passou sabe, que diretor gosta que as coisas saiam perfeitas, e no minímos detalhes, nada sai 100%!", comentário de Ellyson sobre a peça, do qual ficou bastante feliz com a quantidade de pessoas que compareceram- "  pouco antes de iniciar a apresentação, pude ter a alegria de ver que uma grande amiga minha pôde comparecer para assistir ao espetáculo: Mellissa Baraúna. Ela fez o curso de teatro que foi ministrado pela professora Ana Flávia junto comigo, durante 2 anos, isso me motivou muito, fiquei muito feliz em saber que ela estava lá na platéia, pois ela mora em Recife, e faz faculdade lá, além dela, teve também a presença de Antônio Coelho, que serviu no Exército junto comigo, e ainda teve um bolo surpresa pra mim, é que meu aniversário foi dia 8 de novembro, aí a galera fez essa surpresa pra mim, vê se pode? (risos)", conta o diretor.
Enfim, o espetáculo teve público, e ocorreu tudo bem, as pessoas que teve a oportunidade de assistir ao espetáculo, e que gostaram do que viram, o que resta agora é esperar pela próxima peça teatral, que de ante-mão o grupo fala que já está selecionando um outro texto para ser trabalhado e estudado, mas, possívelmente, o próximo material dos "GUERREIROS DA ARTE", será o monólogo teatral "A ESPERA DE SER CHAMADO", de Luís Gonçalves, como já foi citado á dias atrás neste blog, pois, este monólogo já está pronto, com a sonoplastia selecionada, personagem definido e figurino também, o que falta é ensaios, que, segundo Ellyson Martins, que interpretará e dirigirá o citado monólogo, ainda não teve tempo de ensaiar- " a correria é grande no meu dia-a-dia, estava tão preocupado com a peça "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", que nem tive tempo de agendar os ensaios com minha esposa, que será novamente a sonoplasta e iluminadora em mais este trabalho dos "GUERREIROS DA ARTE".
OBS: em anexo a esta materia, estão algumas fotos da peça "ESCUTA AQUI, SEU LADRÂO", realizada no colégio Diocesano de Belo Jardim. Fotos tiradas por Manoel Ricardir, do porta BeloJardim.Net.




















Pra quem ainda não conhece a peça, vocês podem ver um pouco através do trailer e trailers-chamadas, que estão novamente em anexo, e aguardem, pois em breve estará disponível também os vídeos oficiais, com alguns momentos da peça, nos dois locais onde foram apresentadas: no IFPE de Belo Jardim e no Colégio Diocesano.

sábado, 12 de novembro de 2011

È hoje!!! a nova apresentação da peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", de Paulo Sacaldassy!


Será hoje á noite, ás 20:00, a nova apresentação da peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", de Paulo Sacaldassy, encenada pelo grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE".  Para esta apresentação foi feito uns convites a pessoas importantes, daqui da cidade de Belo Jardim-PE, tais como: membros da secretária de cultura e paisagismo e do site IAI FEST.
Além deles, foram convidados muitos amigos e familiares, dos quais não tiveram oportunidade de ver na primeira vez, verão agora, inclusive, há algumas pessoas que estiveram presentes apresentação anterior, estarão novamente presentes nesta, assim como conta o diretor Ellyson Martins: -" há pessoas que foram ver a peça lá no IFPE, gostaram tanto, que falaram que irão assitir ao espetáculo novamente, isso é muito gratificante pra gente, pois mostra o quanto a peça foi bem encenada, esperamos ter um público razoável, pois, como é em um sábado a noite, e neste horário de 8 da noite, será de mais fácil acesso á todos".

Ficha técnica: Peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", do dramaturgo e escritor Paulo Sacaldassy;
Gênero: comédia; 
Direção: Ellyson Martins;
Cenário e figurinos: Ellyson Martins;
Sonoplastia e iluminação: Alexsandra Viana;
Elenco: Ellyson Martins, como "Luís Alberto", Islane Souza, como "Maria Lúcia" e Igor Santos, como "Macarrão";
Local: Colégio Diocesano de Belo Jardim-PE- rua Dr. Henrique Nascimento, 44, Saõ Pedro. Dia: 12 de novembro;
Horário: 20:00 (8 horas da noite);
Duração do espetáculo: aprox. 50 min.
Entrada franca!